Futuro do Krosmaster – Part. 1

2

vladen-combo-02Já sabemos que o mundo competitivo do Krosmaster está ganhando cara nova. Quando saíram algumas notícias sobre rotações e formatos de torneios ficamos um pouco preocupados com o que pode acontecer. Para entendermos melhor o que está mudando, iremos discutir, em uma postagem dividida em duas partes, nossas impressões sobre como serão as mudanças de rotações e formatos, no exterior e no Brasil!
Lembramos que este é um post sobre suposições e teorias, o conteúdo abaixo não representa a palavra final da Ankama.

Começando pela França, onde tivemos a notícia sobre a banlist, bosslist e rotações (caso não tenha visto nossa postagem anterior sobre esse assunto, clique aqui). As novidades propostas para o competitivo de Krosmaster já irão valer para o Nacional da França, e dependendo da aceitação dos jogadores e da nova dinâmica de jogo, as mudanças serão aplicadas para o restante do mundo.

Sendo assim, tanto a bosslist quanto a banlist que foram previamente divulgada podem sofrer alterações, mas acreditamos que certas miniaturas realmente podem vir a ser boss, como Steamy Wonder, Qilby, Gein, Bakara e Jullith (essa deveria ter sido boss já na carta).

Quando a Ankama fala sobre rotações, tivemos dúvidas sobre como isso será trabalhado no novo formato, chamado Saisons (este formato provavelmente irá valer para campeonatos Regionais e Nacionais). Em seguida, tentaremos explicar como acreditamos que este formato irá funcionar.

A ideia deste formato é cobrir 3 anos de Krosmaster ou 6 temporadas. resumo-da-semana-04

Atualmente, já foram lançadas 4 temporadas diferentes de Krosmaster, e em cada temporada foram lançados alguns packs e miniaturas promocionais. Neste post levaremos em consideração a lista de Krosmasters disponível no site Krosfinder (http://krosfinder.com/). As temporadas são divididas da seguinte forma de acordo com os lançamentos Franceses:

Temporada 01 (2012 – 2014)
Exclusivos Caixa Base – 2 miniaturas
Krosmaster Temporada 01 – 32 miniaturas
Expansão Frigost – 1 miniatura
Pack de Duelo – 2 miniaturas
Multiman – 6 miniaturas
Promos – 9 miniaturas

Total: 52 miniaturas

PS: As miniaturas lançadas no pack Confraria do Tofu no Brasil não foram originalmente lançadas desta forma na França, tendo sido estas miniaturas promocionais, como Gultar, o Bárbaro e Conde Frigost.

Temporada 02 (2014)
Krosmaster Temporada 02 – 32 miniaturas
Krosmaster Junior – 4 miniaturas
Krosmaster Terminatot – 3 miniaturas
Pack de Duelo – 2 miniaturas
Pack Kerubim – 4 miniaturas
Promos – 7 miniaturas

Total: 52 miniaturas

Temporada 03 (2015)
Krosmaster Temporada 03 – 16 miniaturas
Dark Heroes – 6 miniaturas
Krosmaster Quest – 2 miniaturas
Expansão Piwate Island – 1 miniatura
Promos – 8 miniaturas

Total: 33 miniaturas

Temporada 04 (2016)
Krosmaster 2.0 – 8 miniaturas (Todas exclusivas)
Krosmaster Temporada 04 – 16 miniaturas
Pack de Duelo – 2 miniaturas

Recentemente foi divulgado pela Ankama um novo pack contendo 6 novos Krosmasters de personagens presentes no Ova da animação Wakfu. Este pack provavelmente irá contar como parte da quarta temporada.

Com esse pack o total de miniaturas é 32.

Acreditamos que ainda pode ser lançada durante a quarta temporada mais uma miniatura exclusiva que viria com um novo mapa, seguindo os exemplos das expansões Frigost e Piwate Island. Podendo chegar ao total de 33 miniaturas.GASS-CROW-04

Queremos demonstrar então como acreditamos que estas rotações irão funcionar. Se analisarmos as temporadas 3 e 4 podemos perceber que a quantidade de Krosmasters por temporada foi praticamente reduzida pela metade, se compararmos com as temporadas 1 e 2. Em nossa opinião , eles devem adotar essa forma de lançamentos, em que cada temporada contém: 16 miniaturas de temporada, um duel pack ou uma edição com 2 miniaturas, 8 miniaturas promos, um pack com 6 miniaturas e uma expansão com 1 miniatura exclusiva. Sendo assim, no total, uma média de 66 miniaturas durante um ano e 33 no semestre.

Sendo assim, para que se chegue ao número de 6 temporadas como pretendido pela Ankama, é necessário que sejam lançadas mais 4 temporadas seguindo este formato para que se crie uma regularidade. Sendo o mais otimista possível, é provável que esta meta seja atingida já no próximo ano. Dessa maneira, para que a segunda temporada não tenha mais validade em torneios oficiais teríamos que esperar dois anos, e se essa for mesmo a lógica implementada, apenas no final de 2017 a temporada deixaria de existir neste formato e eles lançariam mais duas temporadas.

Seguindo a linha do tempo.linha-do-tempo-01

Nossa teoria é de que eles irão lançar um duel pack por ano, em uma das duas temporadas, e irão lançar uma expansão para o Krosmaster Quest com duas miniaturas exclusivas. Ou então, uma expansão como a de Frigost, com uma miniatura para uma temporada, e a outra para o Quest.

Achamos que, com o Krosmaster Quest sendo mais valorizado (com expansões de mapas, miniaturas, etc.), a franquia teria mais força no mercado de Boardgames. Com essa visão o jogo só tem a crescer.

Vamos esperar para ver o que irá acontecer nos próximos meses.

No próximo post iremos falar sobre as rotações e o futuro do Krosmaster competitivo no Brasil.

Deixe seu comentário do que espera nos próximos anos no mundo dos Krozmos.

Até a próxima!

Thalys Wanderley

Discussion2 Comentários

  1. Show, pelo menos ainda vou curtir a minha 3 tempoaradad kkkk

    Matéria super bacana.

    Vi no site da Livraria Cultura que estão vendendo Jogo Base 2.0 da Galápagos, mas no site da galápagos não informa nada sobre o lançamento dessa versão. Você sabe de alguma coisa????

Leave A Reply