Conheça

Krosmaster

Se você entrou no mundo dos board games modernos há pouco ou muito tempo, se deparou com o jogo Krosmaster Arena e não sabe do que se trata, esse post vai tentar clarear um pouco as suas ideias. Pode ser também que você tenha ouvido falar desse tal de Krosmaster, deu uma pesquisada no Google ou no Facebook e caiu aqui. Esse post também é pra você.

Segundo a Galápagos Jogos (publisher e representante do jogo no Brasil):

Krosmaster Arena é um jogo de tabuleiro de combate tático no universo de Dofus e Wakfu. Com mais de 100 miniaturas colecionáveis, tabuleiro com elementos tridimensionais e jogabilidade tática sem precedentes, este jogo o colocará no controle de um time de personagens com diferentes habilidades e características em combates frenéticos através de um campo de batalha com obstáculos, compra de itens e infinitas possibilidades!

Vamos por partes: se você não faz ideia do que seja Dofus e Wakfu, garanto que não fará diferença ao jogar Krosmaster Arena. No entanto, se você conhece o universo, só vai tornar sua experiência mais rica e divertida.

Ok, mas como funciona o jogo? O que é essa “jogabilidade tática sem precedentes”? Compras de itens? Confuso, não?

À primeira vista, com suas miniaturas meigas e fofas coloridas e estilo cartoon, muitas pessoas não sentem muita firmeza quando tem um primeiro contato com o jogo. Ao meu ver, é aí onde a diversão começa: miniaturas colecionáveis e extremamente bem acabadas. Elas seguem mais ou menos o princípio de X-Wing, o jogo temático de Star Wars, onde você monta sua frota com miniaturas de naves (em escala!) , também colecionáveis.

krosfigures

Vamos a um pouco de história: o jogo acontece no Extramundo, uma área fora dos reinos do espaço-tempo onde os demônios das horas e minutos estão entediados. Como eles se alimentam do passar dos segundos, através de rituais poderosos conseguem trazer pra essa dimensão os heróis mais poderosos de todo o Krosmoz: os Krosmasters. Esses demônios promovem duelos entre os heróis apenas pra passar o tempo e para seu próprio entretenimento. Quem controla os heróis é você. Basicamente é um UFC de miniaturas cabeçudas e fofas.

O objetivo do jogo é esgotar os pontos de vitória do adversário, os Galardões de Glória, carinhosamente chamados de GG. Cada jogador começa com 6 GGs e estes são perdidos quando o adversário nocauteia um de seus Krosmasters ou em situações especiais do jogo.

Já deu pra ter uma ideia do que se trata certo? Um duelo entre jogadores. O melhor time vence e isso não significa ter de derrotar todos os Krosmasters do adversário. A batalha acontece em um tabuleiro quadrado, com itens e elementos que podem auxiliar ou atrapalhar a batalha.

KrosmasterArenaPrimoQuando vou apresentar o jogo a novatos, costumo dizer (os puristas que me matem agora) que Krosmaster Arena é um mix de Xadrez com Bomberman. Tudo bem, se você nunca jogou bomberman, imagine então um Xadrez “bombado”, onde as peças do tabuleiro possuem poderes especiais ao invés de apenas andarem de modo diferente. Imagine que cada peça possui pontos de vida e habilidades. O cavalo, por exemplo pode conjurar bolas de fogo, o bispo pode curar uma peça aliada e o peão explode se for derrotado. Agora imagine que você pode montar seu próprio set de peças (seu time), seguindo sua própria estratégia, combinando poderes distintos e realizando combos. Krosmaster Arena segue essa linha. Cada miniatura é única em todos os sentidos: arte, habilidades e poderes. Parte da diversão do jogo é montar seu time perfeito: combinar as diversas miniaturas entre si, gerando o que chamamos de sinergia. Cada combinação abre um leque impressionante de estratégias diferentes.

Embora o jogo comporte 2 ou 4 jogadores, ele funciona muito melhor com apenas dois, _DSC0037num duelo propriamente dito. Apesar disso, se jogado em 4 no modo zoeira ou em duplas, é diversão garantida.
Existem regras para a montagem do seu time, regras de como posicionar suas miniaturas e como elas interagem com o cenário. Para conjurar feitiços e andar pelo tabuleiro, as miniaturas gastam Pontos de Ação (PAs) e de Movimento (PMs). Os números máximos de cada um deles, são características de cada miniatura. As miniaturas possuem também pontos de vida. Esgotados os pontos de vida, sua miniatura é nocauteada e você dá a quantidade de GGs (igual o nível da miniatura) para seu adversário.

Além de tudo isso, é possível “bombar” mais ainda seus Krosmasters com as chamadas Recompensas Demoníacas. Basicamente você faz um pacto com os capirotos do tempo e espaço em troca de dinheiro (coletado do chão durante a partida). Cada recompensa confere ao Krosmaster uma habilidade única, um novo feitiço, uma arma ou até mesmo um mascote que pode se juntar a você na batalha. Essas recompensas podem virar o jogo drasticamente, portanto, conhecê-las também é um fator estratégico importante.

Alguns Krosmasters possuem a habilidade de invocar criaturas ou dispositivos para lutar ao seu lado, dando uma dinâmica ainda maior nas estratégias. Podem aumentar o dano causado pelo seu dono, podem curar, bloquear linha de visão, remover PAs e PMs entre diversos outros poderes.Sem título-1-01

E aí? Gostou? Achou interessante? Você pode clicar aqui para baixar o manual de regras, aqui para comprar a caixa base (ou algumas miniaturas) direto na distribuidora ou aqui para baixar e jogar a versão online.

Bem vindo ao Krosmoz!